Skip to content

Roi Metrics

For everything you can measure

Um estudo realizado pela Universidade de Chicago concluiu que a exibição de banners deixa uma impressão mental, mesmo quando os usuários não estão prestando atenção.

A maioria das exposições ocorre quando os usuários estão com a atenção voltada para outros assuntos (lendo notícias, esperando iniciar um programa na televisão ou esperando carregar um site).

Entretanto, conforme a campanha vai aumentando a freqüência, os usuários inconscientemente aceitam a marca. Isto ocorre porque a repetição leva à familiaridade, que por sua vez traz sentimentos positivos em relação à marca, concluem os pesquisadores.

Além da associação positiva com a marca conforme a freqüência de exposição aumenta, os participantes apresentaram alto grau de tolerância aos banners – até mesmo aos que não eram segmentados para o usuário. O mais notável foi que, mesmo com 20 exposições, os banners não criaram efeitos negativos nos usuários.

O estudo, entitulado “An Examination of Different Explanations for the Mere Exposure Effect”, aparece no Journal of Consumer Research de junho.

Leia sobre o estudo no Science Daily (Banner Ads Work – Even If You Don’t Notice Them At All) ou baixe-o em PDF (The Moderating Influence of Advertising Context on Ad Repetition Effects).

Tags: , , , , ,